CURSO ONLINE PRECIFICAÇÃO DE JOIAS (27

Planejamento Tributário – Escolha do Regime de Tributação Adequadorecatórios judiciais

O fim do ano se aproxima, e novamente as empresas de pequeno e médio porte, necessitam considerar qual regime tributário será melhor para o ano de 2021, ou seja, precisam saber se o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real é melhor para sua realidade.

 

Faz parte de um planejamento tributário eficiente, a escolha de um regime tributário adequado, pois a partir disso, a carga tributária será definida e deverá ser respeitada durante todo o ano-calendário, sendo que no próximo ano, a mudança de opção poderá ser efetuada, caso necessário.

 

Caso ocorra uma análise equivocada neste tocante, as empresas poderão sofrer com perdas operacionais e financeiras, ocasionando não só perda de caixa, mas levando a uma precificação equivocada dos produtos vendidos ou serviços prestados, o que pode comprometer a competitividade da empresa e perda de mercado também.

 

Desta forma, segue abaixo um quadro comparativo entre os 3 regimes tributários que poderão auxiliar as empresas a dirimir algumas dúvidas sobre como os principais tributos federais são calculados.

















 

 

A escolha entre o Lucro Presumido (LP) e o Lucro Real (LR) não é muito simples, considerando que no Lucro Presumido, os principais tributos federais são calculados baseados em um percentual da receita bruta, caso a empresa apresente prejuízo ou não tenha uma margem de lucro adequada, o Lucro Real pode ser mais vantajoso, pois neste caso, a existência de lucros é primordial no Lucro Real.

 

Outra grande diferença entre o L. Presumido e o L. Real está no cálculo do PIS/COFINS, o qual é calculado sobre a receita bruta a uma alíquota de 3,65% (Lucro Presumido) e 9,25% (Lucro Real), mas neste caso com direito a desconto de créditos sobre custos e despesas da empresa, o que em alguns casos, a depender do ramo de atividade da empresa, pode diminuir muito o valor do PIS/COFINS devido mensalmente.

 

No Simples Nacional, os tributos federais, estaduais e municipais são calculados e recolhidos de uma forma única, ou seja, de uma forma mais simplificada mesmo. Contudo, clientes que estejam no Lucro Presumido ou Lucro Real, que adquirem produtos ou serviços das empresas no Simples, não podem tomar créditos sobre os tributos pagos na entrada, e isso pode significar a perda de negócios para o empresário.

 

Neste sentido, colocamos os profissionais da TAG Brazil à disposição dos associados AJESP, para que possamos contribuir com um planejamento tributário e financeiro que otimize a sua carga de impostos e auxilie, de forma segura, na retomada de seu crescimento econômico.

 

TAG Brazil – Tax, Legal & Financial Services

Site: www.tagbrazil.com

E-mail: tagbrazil@tagbrazil.com

Contato: 11 3051-5157 - Nathália Papa

Captura de Tela 2020-12-07 às 11.46.53.