Consultoria de Exportação

Informações Úteis

 

Ingressar no mercado internacional deve ser uma questão de estratégia de médio e longo prazos, por isso não espere resultados imediatos e grandiosos. 

A introdução de novo fornecedor em mercados tradicionais costuma levar algum tempo. 

Reservar determinada parcela da produção para o mercado externo faz parte dessa estratégia, pois exportar exige continuidade. Utilizar a exportação 

apenas para fugir de uma recessão interna, somente contribuirá para piorar a imagem do exportador brasileiro. 

 

Para pensar: 

1. O que exportar? 

- Defina a linha de produtos destinados à exportação, de forma que não afete a atual linha de produção dirigida ao mercado nacional. 

- Dificilmente produtos destinados ao mercado nacional são exportados sem modificação. 

 

2. Quanto exportar? 

- Estabeleça um volume de produção exclusivamente destinado à exportação, visando não comprometer as entregas e não atrasar a produção para o mercado interno. 

- O atraso dos embarques ao exterior compromete a renovação dos próximos pedido e, por vezes, envolve pesadas multas. 

 

3. Para onde exportar? 

- Cada país tem sua própria cultura e muitas vezes um produto que vende bem em um determinado  mercado não terá a mesma resposta em outro.

A empresa pode: 

a) Definir o mercado. O design do produto será direcionado para um mercado pré definido. 

b) Produto atual. O mercado será definido de acordo com a receptividade de seu produto. 

 

4. Preço? 

- Calcule com cuidado seus preços de exportação. Se tiver dúvida consulte um técnico. 

- É necessário apresentar o preço mais vantajoso possível, tendo sempre em vista o preço dos países e produtos concorrentes. O exportador que tenta obter preços altos, para reduzi-los quando não consegue vender, causa péssima impressão e torna-se vítima fácil de pressões. 

- Tenha sempre a mão os custos explosivos dos produtos, pois é muito comum nas negociações o importador solicitar o preço sem determinada parte ou substituí-la por outra (ex.: pedra). 

- O desconto para compras continuas ou volumosas não deve ser esquecido, alguns importadores podem solicitá-las. 

 

 

 

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