• AJESP

O desenho de joias e uma norma técnica como orientação

Atualizado: 11 de abr.

ABNT abre consulta pública para a norma ‘Desenho técnico - Representação gráfica de joias - CEE-237’ até 25 de abrilDocumento com textos e imagens avança para fase final de revisão



Por Engracia M.L.Costa Llaberia


Há tempos o desenho de joias vem sendo utilizado para novas criações, abrindo espaço para a contratação de profissionais criativos e designers pelas empresas do setor, tanto de joias, como de folheados e bijuterias.

No entanto, para muitos desses profissionais e, especialmente, para os empresários, ainda é desconhecido o que deve ser apresentado em um projeto, além do desenho artístico, o que muitas vezes inviabilizou, até aqui, muitos desses desenhos para a produção, particularmente a industrial.

São inúmeros os relatos de empresários que arquivaram desenhos comprados, ou que necessitaram a mobilização de outros funcionários da linha de produção para os tornarem viáveis, onerando custos, causando-lhes prejuízos. Por esse motivo, buscou-se o estudo de parâmetros para a representação gráfica de joias em projetos criativos.

A norma foi estudada por mais de 2 anos por um grupo de profissionais de diversas áreas de atividade na joalheria e na indústria, de forma voluntária, resultando em um texto e imagens que servirão como referência para novos profissionais, para escolas e para que os empresários a tenham como orientação na contratação de novas criações.

A norma já está em consulta pública pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, para que todos a possam conhecer e ainda opinar, com comentários e sugestões técnicas até o dia 25 de abril de 2022, para ter sua publicação na sequência.

Para acessá-la clique no link www.abntonline.com.br , depois em ‘Serviços’ e em ‘ABNT/CEE-237 Desenho Técnico’. É necessário se cadastrar no site para visualizar o documento.


230 visualizações0 comentário