AJESP conduz projeto de norma de desenho técnico junto à ABNT em etapa que precede sua publicação

Documento com textos e imagens avança para fase final de revisão

A partir da observação das demandas de diversos empresários sobre as dificuldades existentes na comunicação entre os profissionais de criação e os de produção, em 2019, a Diretoria de Design da AJESP realizou o primeiro fórum sobre o desenho de criação e o desenho técnico, que teve como propósito debater o tema vista a sua relevância para o setor.

Naquela oportunidade, foi apresentada a proposta de aproximação junto à ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, visando obter respaldo para a elaboração de um documento de referência para desenhos técnicos, com detalhamentos e especificações que facilitem a comunicação entre os profissionais.

A partir daí formou-se um grupo de profissionais da área do design de joias, o qual vem participando de um grande debate sobre a representação gráfica dos projetos criativos direcionados à produção, em muitas reuniões online, em função das restrições impostas pela pandemia.

O objetivo maior desse projeto é o de promover a otimização da produção de joias, folheados e bijuterias, diminuindo tempo e gastos desnecessários com a interpretação e viabilização de propostas criativas, frequentemente apresentadas aos fabricantes.

O projeto dessa norma de desenho técnico para joias vem sendo desenvolvido desde o início de 2020 e agora está em sua fase final de ajustes de texto e imagens. Em setembro ele seguirá para consulta pública, etapa fundamental para sua publicação pela ABNT.

O projeto conta com o acompanhamento técnico de Fernando Telli, Coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Desenho Técnico, a CEE-237, e dos profissionais de design e joalheria que vieram até essa fase final, tanto na elaboração do texto como nos desenhos que estarão na norma. Em ordem alfabética, são eles: Adriana Almeida Justi , Andrea Nicacio, Andrea Tibery, Delei Prado, Denise Maestrello, Eliania Rosetti , Elina Yamamoto, Flávia Fagundes, Henny Aguiar Rosa Favaro , Mauro Cateb , Mirella Vigevani Vianna, Miriam Farah e Paulo Ranieri

Espera-se dessa forma oferecer referências para profissionais que já atuam no mercado e para os que buscam formação para nele ingressar, de modo a trazer maior profissionalização para o setor joalheiro.


Engracia M.L.Costa Llaberia

Diretor de Design da AJESP

123 visualizações0 comentário