top of page
AJESP AJESP

O desenho de joias e uma norma técnica como orientação

Atualizado: 28 de nov. de 2022

Foi editada em julho de 2022 a norma NBR 17.041, que estabelece os requisitos para a representação gráfica de joias, tanto no desenho manual como no digital, considerando os níveis de elaboração de acordo com as etapas do projeto.



Por Engracia M.L.Costa Llaberia


Há tempos o desenho de joias vem sendo utilizado para novas criações, abrindo espaço para a contratação de profissionais criativos e designers pelas empresas do setor, tanto de joias, como de folheados e bijuterias.

No entanto, para muitos desses profissionais e, especialmente, para os empresários, ainda é desconhecido o que deve ser apresentado em um projeto, além do desenho artístico, o que muitas vezes inviabilizou, até aqui, muitos desses desenhos para a produção, particularmente a industrial.

São inúmeros os relatos de empresários que arquivaram desenhos comprados, ou que necessitaram a mobilização de outros funcionários da linha de produção para os tornarem viáveis, onerando custos, causando-lhes prejuízos. Por esse motivo, buscou-se o estudo de parâmetros para a representação gráfica de joias em projetos criativos.

A norma foi estudada por mais de 2 anos por um grupo de profissionais de diversas áreas de atividade na joalheria e na indústria, de forma voluntária, resultando em um texto e imagens que servirão como referência para novos profissionais, para escolas e para que os empresários a tenham como orientação na contratação de novas criações.

Em julho de 2022, norma NBR 17.041 foi editada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelecendo os requisitos para a representação gráfica de joias, tanto no desenho manual como no digital, como forma de otimizar a comunicação entre os profissionais de criação e os de produção, artesanal (manual) ou industrial.



36 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page