O entendimento em relação ao papel do design no setor joalheiro é hoje fundamental, em função dos desafios competitivos do mercado nacional e internacional.
Acima de tudo, é preciso que seja entendida a função do designer como prestador de serviços para empresas no desenvolvimento de novos produtos, e não como apenas o criativo ou artista que propõe novos temas.
O design não é apenas o desenho, nem mesmo apenas a criação. O design diz respeito a um conjunto de atividades voltadas ao desenvolvimento de novos produtos, seja uma joia única, sejam coleções de produtos a serem produzidos em pequena ou grande escala. O desenho deve estar inserido no contexto de um projeto mais amplo, que envolve pesquisa referencial de público, tendencias de comportamento e mercado, além dos elementos artísticos e culturais.
Mais do que desenho, Design é instrumento de estratégia das empresas, diretamente relacionado ao posicionamento de produto e de marca.
O Projeto prevê o oferecimento de disciplinas como módulos avulsos, cujos conteúdos foram direcionados a partir dessa orientação. O formato em módulos visa facilitar o acesso a interessados considerando suas rotinas de trabalho, de modo a completarem a sequência de acordo com sua disponibilidade.
Foram convidados professores universitários e outros especialistas, cuja expertise os credencia como profissionais de destaque em suas áreas, e os cursos passaram a ser oferecidos a partir de setembro de 2013.
Assim procuramos oferecer cursos que possam complementar a formação dos profissionais que desejam estar habilitados a trabalhar junto a empresas no lançamento de seus produtos.
Estão sendo oferecidos, desde então, cursos de carga horária diferenciada, de 10 a 30 horas, bem como foi dado início em 2014 ao Ciclo de Palestras do Projeto Ferramentas do Design, que trará os mesmos professores e ainda outros profissionais.
gestão
Formação de Preços para a Joalheria
Projeto e Desenvolvimento de Coleções
Proteção Jurídica ao Design de Joias
Starts With Who:
Empreendedorismo e Plano de Negócios